Defesa da tese de doutoramento "Fado and its Voices"

No dia 1 de Março de 2019 foi feita a apresentação e defesa públicas da tese intitulada “Fado and its voices: Contribution to the prevention of occupational voice disorders” no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa. O trabalho resultou do doutoramento de Pedro Pestana, enquadrado no 3º Ciclo em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem, especialidade de Perturbações da Linguagem.

Software de estatística - gratuito e de fonte aberta

Apesar do âmbito principal desta página ser a investigação em voz, hoje apresento uma lista de programas de software gratuitos e de fonte aberta (alguns) que podem bem substituir as famosas alternativas comerciais (eg. SPSS, Stata, SAS).
O seu uso requer algum hábito e boa vontade da nossa parte – porque estamos acostumados aos exemplos robustos e tradicionais que já dei. Mas é possível e, sem dúvida, são alternativas de futuro – sobretudo para o investigador independente que não tem tanto poder económico nem uma instituição universitária associada.
PSPP: Mac | Windows | Linux
PAST: Mac | Windows
jamovi: Mac | Windows | Linux
JASP: Mac | Windows | Linux

Poster premiado em Salzburgo

O poster intitulado “Evaluation of the ability to sing easily (EASE-PT): Instrument validation process to European Portuguese” foi premiado com o 2º lugar no International Voice Symposium que se realizou entre 24 e 26 de Agosto de 2018, em Salzburgo (Áustria). É da autoria de Pedro Pestana, Susana Vaz-Freitas e Maria Conceição Manso e faz parte da investigação que decorre no âmbito da tese de doutoramento do primeiro autor.

Bancos de Voz e Fala

Fomos à procura de bancos que reunissem amostras de voz e fala normais e alteradas. Cada um tem a sua metodologia e seus objectivos. Apesar de existirem algumas comercializadas, só apresentamos as de acesso livre. Aqui fica uma lista que vai sendo atualizada.

Saarbruecken Voice Database – Esta é uma das mais completas. Consiste numa coleccção de gravações da voz de mais de 2000 pessoas. Cada sessão contém gravações de vogais sustentadas em diferentes condições e de uma frase. É ainda fornecido o sinal do electroglotograma.

Advanced Voice Function Assessment Databases (em manutenção) – é portuguesa, de accesso livre e baseada em amostras de 709 sujeitos (346 com alteração laríngea e 363 sem alteração). A caracterização das vozes é bastante exaustiva e permitirá o trabalho cooperativo em prol dos métodos não invasivos de diagnóstico de patologia vocal.

National Repository for Laryngeal Data – é um arquivo com dados laríngeos para disseminar imagens, modelos e descrições à comunidade científical.

TalkBank – tem o objectivo de alimentar a investigação fundamental na área da comunicação humana através da construção de bases de dados em cada sub-área.

SpokenBNC – apresenta uma selecção de ficheiros áudio de amostras de fala que fazem parte da British National Corpus. São ainda fornecidas as transcrições e anotações.

Projectos de Amostras de Fala

Common Voice – é um conjunto aberto e público de vozes que qualquer pessoa pode usar para treinar aplicações relacionadas com fala. É um projecto de larga escala conduzido pela Mozilla.

LibriSpeech – contém um corpus de 1000 horas de leitura em inglês. Deriva de um projecto maior – o LibriVox.

TED-LIUM corpus – é uma compilação de 118 horas faladas das TED talks, com transcrições.

VoxForge – foi preparado para recolher fala transcrita para ser usada em ferramentas gratuitas e de código aberto para reconhecimento de fala.

Tatoeba – é uma grande base de dados de frases, traduções e áudio falado para usar em aprendizagem da linguagem.

Journal of Voice - "Prevalence of voice disorders in singers: systematic review and meta-analysis"

Título: Prevalence of voice disorders in singers: systematic review and meta-analysis

Autores: Pedro Melo Pestana; Susana Vaz-Freitas; Maria Conceição Manso

Jornal: Journal of Voice

DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2017.02.010

Resumo:

Objectivo
The study aimed to review the prevalence of self-reported voice disorders in singers.

Desenho de Estudo

The study is a systematic review and meta-analysis.

Métodos

A systematic review of five major scientific databases was conducted. An extensive search strategy was used considering the rules of each database. Original articles were included only if they had data related to self-perception of dysphonia in the past. Furthermore, heterogeneity and its relative significance were assessed.

Resultados
There were 2371 articles identified; duplicates were deleted, screenings were conducted, and inclusion and exclusion criteria were applied. The final analysis was conducted on 11 studies. The most implemented instruments for the study were customized questionnaires. The findings about singing styles, voice use, and age were found to be different among subjects. The overall prevalence of self-reported dysphonia in singers was 46.09% (95% confidence interval: 38.16–54.12). The heterogeneity was considerable among the studied samples (I2 = 90.59%). Four groups were then established—students, teachers, classical, and nonclassical—and compared regarding overall prevalence (21.76% in students, and significantly higher and nondifferent in the other three groups, 55.15%, 40.53%, and 46.96%, respectively) and heterogeneity (low only for the students' studies).

Conclusão
Although with low homogeneity, singers present a high prevalence of self-perceived dysphonia over their careers. Singing students were the group with a lower prevalence. On the other hand, traditional and popular music singers, as well as singing teachers, revealed significantly higher prevalence of self-perceived dysphonia. Overall, singers are likely to report voice disorders, no matter their singing style or skills. This highlights the need of a preventive approach to address voice disorders in traditional and untrained singers.

Palavras-chave

Voice, Singer, Dysphonia, Occupational health, Self-perception

Participação no Phoniatrics & Communication, Bilbao

Decorreu em Bilbao (Espanha), de 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2016, a 28ª Edição do Congresso UEP e a 22ª Edição do Congresso SOMEF. Este investigadores contribuiram com as seguintes apresentações:

Self Perceived Voice Disorders in Singers: Systematic Review and Meta-Analysis – Oral Communication – Pedro Melo Pestana

Pediatric dysphonia sample: aerodynamic and audio perceptual analysis – Oral Communicatin – Susana Vaz Freitas

I Encontro de Metodologias de Investigação: Da teoria à prática

A 22 de Julho de 2016 realizou-se, na Universidade Fernando Pessoa, um encontro de alunos de Doutoramento em Perturbações e Desenvolvimento da Lingugagem. A organização esteve a cargo da Prof. Doutora Rute Meneses, docente da disciplina e da Prof. Doutora Inês Gomes, coordenadora deste ciclo de estudos.

Este evento concluiu a disciplina de Metodologias de Investigação do ano curricular e, como tal, o objectivo principal foi apresentar e debater as metodologias adoptadas nos trabalhos feitos até à data.

A primeira parte foi composta por um seminário sobre revisões sistemáticas, ministrada pelo Prof Doutor José António Lumini. A segunda foi preenchida pela apresentação dos alunos que já tinham completado o seu primeiro ano, tendo apresentado o progresso do seu trabalho. A terceira foi da responsabilidade dos alunos do primeiro ano do doutoramento.

Estiveram presentes os orientadores, alunos externos e docentes interessados. Confira, abaixo, o programa.


I Encontro de Metodologias de Investigação: Da teoria à prática

Inserido na UC de Metodologias de Investigação

do Doutoramento em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da UFP

Dia 22 de Julho de 2016, 14.30h-18.30h, Sala 110

14.25 – Abertura do Encontro

Prof. Doutora Inês Gomes e Prof. Doutora Rute F. Meneses

14.30 – “Systematic Reviews and Metanalysis: From question to evidence”

Prof. Doutor José António Lumini

16.00 – Eliana Pinheiro: “Práticas da leitura deleite nos anos iniciais: Presente e futuro”

16.15 – Judith dos Santos: “Os tipos de leitura e suas funções nos anos iniciais e a prática dos Pedagogos: Avaliação desenvolvimental”

16.30 – Renato Mendes dos Santos: “A percepção dos técnicos especializados, docentes e familiares em relação à educação especial e inclusiva no Município de São João de Pirabas – PA”

16.45 – Intervalo

17.00 – Irina Afonso: "Percepções dos profissionais e famílias sobre o uso de comunicação aumentativa / alternativa em crianças e jovens com necessidades complexas de comunicação, em contexto de unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita”

17.15 – Pedro Pestana: “Perturbações Vocais em Cantores de Fado: Prevalência e Factores de Risco”

17.30 – Ricardo Cardoso: “Voice, posture and autonomic nervous system: Relations and treatment”

17.45 – Liliane Razador: “Protocolo Internacional de Avaliação da Disfonia Infantil – PIADI”