Neste artigo serão listados os software opensource que estão, actualmente, disponíveis para avaliação da voz. Alguns permitem também a análise de fala e outras características que não são pertinentes para este artigo.
Para além dos links fornecidos para cada software, recolhemos os pacotes de instalação para Windows num só ficheiro. Faça o download clicando em: DOWNLOAD.
Audacity – Audacity Team – permite a gravação e edição de ficheiros áudio
DIVA: Disordered Voice Analysis – Ghent University, Belgium – permite unicamente extracção de parâmetros acústicos com rapidez, fornecendo um relatório da amostra vocal na totalidade
BioVoice – Universitá degli Studi di Firenze, Itália
EMU Speech Data System – Institute of Phonetics and Speech Processing, LMU Munich
Praat – University of Amsterdam – é, sem dúvida, o software opensource mais utilizado a nível clínico e de investigação. É muito versátil e preenchido de funções muito úteis. Para além disso permite, a utilizadores avançados, a criação e aplicação de scripts que executam comandos e extraem parâmetros que não estavam previstos no programa. A única desvantagem é não ser intuitivo e para o utilizar é necessária uma aprendizagem, ainda que mínima.
SFS – Speech Filing System – University College London – é, sobretudo, utilizado na análise de fala. Baseia-se na espectrografia e extrai alguns parâmetros básicos. Este grupo de investigação tem ainda uma série de software que permite a análise e síntese de fala e voz – todos muito interessantes e úteis – siga este link para verificar.
WASP – University College London – apesar de funcionar sozinho, foi concebido para funcionar em conjunto com o SFS. Permite a gravação e reprodução de ficheiros áudio com visualização de espectrograma e faixa da frequência fundamental.
Speech Analyzer – SIL International, USA – software simples com última actualização em 2007. Permite extracção de F0, análise epectográfica e espectral e outras anotações linguísticas. Esta empresa dispõe ainda de vários software para análise linguística – verifique aqui.
Sky voice analysis software – Bureau of Glottal Affairs, UCLA, USA – apesar de pouco divulgado e utilizado, este software é bastante abrangente e direccionado para a análise de amostras vocais normais e perturbadas. Permite ainda a extracção simples da FFT e LPC.
Wavesurfer – KTH, Sweeden – software desenvolvido por um dos núcleos de investigação mais conhecidos no mundo em engenharia do som. Apesar de pouco intuitivo, é um software muito versátil. Permite ainda o cálculo de FFT e LPC. Para além deste software, este grupo desenvolveu outros com diferentes objectivos.