Muitos são os software disponíveis para compra. Aqui, é apresentada uma lista daqueles que estão disponíveis neste momento. Poderiamos escrever um post para cada pois há imensos detalhes técnicos importantes, no entanto o objectivo é apenas listar e descrever brevemente os mais usados na prática clínica e em publicações científicas de referência.

Alguns deles dispõem de demos, pelo que poderá consultar cada link. Para além das funções especificadas, a maioria permite o armazenamento dos dados por cliente. Quando nos referimos a hardware, significa: microfone, interface de aúdio, etc.

A nossa equipa não é financiada por qualquer um deles e os comentários serão tão imparciais quanto possível.

Multi-Dimensional Voice Program (MDVP)Kaylemetrics – Windows – este é, provavelmente, o software mais utilizado mundialmente, tanto na investigação como em contexto clínico. Tem vindo a ser usado desde há muito tempo e permite a extracção de muitos parâmetros acústicos. Exige a utilização e aquisição simultânea do Computerized Speech Lab (CSL). Para além deste, a companhia dispõe de programas de software relacionados com a temática de avaliação da fala e voz. A sua qualidade é equivalente ao preço.

Dr. SpeechTiger, DRS – Windows – Este software tem também vindo a ser utilizado ao longo dos últimos anos. Não requer nenhum hardware predefinido, apenas aquele que é aconselhado. Esta companhia também tem outros software disponíveis. Já não é alvo de actualizações há longo tempo e as publicações com este programa são cada vez mais esparssas.

Voice Studio – Seegnal research – Windows – foi desenvolvido por uma equipa de investigadores portugueses da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem uma interface muito intuitiva. Também cria um relatório dos resultados com os dados normativos da sua base de dados e classifica, qualitativamente, a voz. Distingue-se dos outros por ser vendido com a melhor relação qualidade-preço. Pode ser usado com o equipamento que é recomendado, baseado em investigação.

Sonneta – MintLeaf – Machintosh – este software tem uma vantagem que nos agrada bastante – permite a comparação com as normas já introduzidas pelos autores, mas ainda mais importante permite a introdução de novas normas pelo utilizador. Como podem reparar este é o único software que é dirigido para Mac. Os autores propõem hardware para utilização, embora não seja impositivo. É, segundo sabemos, o mais recente no mercado.

Wevosys – Talvez seja o software mais abrangente e integrante de todos. Para além da análise acústica propriamente dita, permite a análise motora da fala. Tem integrado no mesmo software uma série de escalas e respectivos dados normativos úteis. Apesar de poderem ser usados outros equipamentos, o software pode ser vendido com hardware perconizado pela empresa ou, até, com um electroglotógrafo de outra companhia.

Speech Studio – Laryngograph Ltd – Este software faz parte de um sistema integrado da companhia. É vendido em conjunto com o seu electroglotógrafo (EGG). Assim, permite que sejam estudados, para além dos tradicionais parâmetros acústicos, aqueles relacionados com o EGG.

WPCVox – MediVoz – Este software faz parte de um conjunto de outros software que foram criados pela Universidad Politécnica de Madrid. Pode ser usado isoladamente ou integrado com laringoscopia e EGG.

Speech Station – Sensimetrics – Não existem grandes diferenças face a outros da mesma categoria. Permite a fácil visualização do espectro. Funciona independentemente do hardware escolhido.

TF32 – University of Wisconsin-Madison – é bastante personalizável e permite acoplar um EGG. Existe mais do que uma versão: a básica, a de laboratório, etc. A equipa faz ainda as modificações que o investigador encomendar, para automatizar processos.

Voxmetria – CTS Informática – desenvolvido no Brasil, a sua interface gráfica é muito intuitiva. Os relatórios são bastante úteis. Permite a extracção de LPC e a criação de um Diagrama de Desvio Fonatório, para além das características transversais aos outros.

IVANS: The Interactive Voice Analysis System – Avaaz Innovations Inc. – à data de publicação deste artigo, o site oficial da companhia não estava disponível, pelo que fornecemos outro. Presuminos que seja um software antigo e já não esteja disponível.

Software Comercial de Avaliação Vocal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.